segunda-feira, 22 de setembro de 2014

Cogumelos e Imunidade



Não adianta franzir o nariz e fazer cara feia viu, esses cogumelos são deliciosos e comestíveis, e de quebra fazem um bem enorme pra saúde.
Cogumelos estimulam a ação dos linfócitos (células do sistema imune), ajudando a fortalecer o sistema imunológico, são ricos em fibras, proteínas ( sim proteínas ), e tem baixa gordura.

Dentre os cogumelos medicinais os que comprovadamente propiciam benefícios à saúde, incluem-se o Reishi (Ganoderma lucidum), Maitake (Grifola frondosa), Shiitake (Lentinula edodes), Shimeji (Pleurotus ostreatus), Agaricus blazei (Agaricus blazei Murril).

Está enjoada de comer frango e ovo... come cogumelo !!! A cada 4 colheres de sopa de Shitake você esta adquirindo a quantidade de proteínas de um bife.


O cogumelo e o câncer

Estudos preliminares apontam a relação entre o cogumelo e o tratamento do câncer, isto porque o alimento é rico em beta-glucanas, especialmente a lentinana. "Essa substância estimula o sistema imunológico, especialmente células chamadas de natural killer que destroem as células cancerígenas", explica o oncologista e mastologista Jorge Laerte Gennari.

Jorge Genari utiliza comprimidos de cogumelo-do-sol como parte do tratamento do câncer de mama. "Tenho 400 pacientes em observação para saber se o cogumelo auxilia no tratamento deste câncer. Porém, isso não invalida a recuperação convencional, como cirurgia e quimioterapia, ele não é milagroso", alerta Genari.

A mesma substância também pode ser interessante para o tratamento de portadores do vírus HIV. "Afinal, como as beta-glucanas melhoram o sistema imunológico, elas também podem ser interessante para o tratamento desta doença, contudo, estudos mais detalhados ainda são necessários", diz Genari.

O cogumelo que possui maiores quantidades de beta-glucanas é o cogumelo-do-sol, Agaricus brasiliensis. Porém, o champignon de Paris e o shitake também contam com esta substância benéfica para o organismo.

Nós do Moda e Fit amamos um shitake, e em breve vamos postar uma receitinha deliciosa e nutritiva pra colaborar com seu dia à dia e sua dieta ok.
Até mesmo porque é bom variar de vez em quando...
Abaixo algumas informações extras do nosso amiguinho:

Altos teores de proteínas, contendo todos os aminoácidos essenciais;

Alta percentagem de ácidos graxos polinsaturados que são essenciais à nossa dieta;

Minerais como potássio, fósforo, manganês, ferro e cálcio;

Vitaminas B1, B2 e B7 e C;

Carboidratos e fibras com atividade antitumoral, reduzindo os riscos de câncer.



Beijos.
Moda e Fit.